quinta-feira, 25 de março de 2010

Humm purêêê...


Título no melhor estilo Homer Simpson... hehehe Cabeça inclinada pra trás, babando... Então, hoje, a pedido do pai eu fiz purê. Ele me ajudou, descascou as batatas, amassou... ele praticamente fez tudo, eu é que ajudei na verdade. Purê de batatas é algo presente na minha vida desde que eu me conheço por gente, pois o pai é o maior apreciador de purê de batata que eu já vi! Como diz o Taborda, é bonito de ver ele se servindo, ele faz uma pequena montanha no prato! hehehe Eu gosto de fazer um vulcãozinho, coloco uma porção de purê, faço uma covinha no meio e encho com molho de carne ou caldinho de feijão. Seria a parte lúdica do comer?


Enfim, uma vez que você pega a manhã você vê que não é nada complicado de fazer purê, de batatas ou do que for, batata salsa, mandioca, cenoura, ervilha... fácil, relativamente rápido e, pra mim, a melhor comida reconfortante da vida, me lembra infância, me lembra meu pai, me dá sensação de "segurança", aquece e sustenta num dia friozinho como hoje.
Pra quem nunca fez, hoje eu vou dar o segredo do meu, hein?

4 batatas médias descascadas e cortadas
Água suficiente para cobrir as batatas
1 colher de sopa rasa de sal (eu coloco bem pouco sal, então é rasa mesmo)

Cozinhe até que estejam macias, aproximadamente 20 minutos depois que a água começar a borbulhar.
Escorra numa peneira e amasse pela peneira mesmo, fica mais lisinho, mas o purê é seu e você faz como quiser, se quiser com pedacinhos de batata, amasse sem a ajuda da peneira.
Acrescente 2 colheres de sopa cheias de margarina ou manteiga,
1 colher cheia de requeijão cremoso
Meia xícara de leite (eu não meço, mas é mais ou menos isso, só pra dar uma "sedosidade")
E leve ao fogo mexendo até que todos se integrem. Sirva bem quentinho. Nham nham, hehe Espero que gostem!

Ah sim, caso vocês tenham um espremedor de batatas, daqueles de colocar a batata inteira dentro e apertar, dá até pra fazer com a casca, a batata sai espremida e a casca fica, super divertido :D heheh

Um comentário:

  1. Desculpem erros e faltas ou excessos de vírgulas, tá? hehe Estou destreinada!

    ResponderExcluir