quarta-feira, 9 de junho de 2010

Sobremesa da vovó

Ando meio sumida daqui, mas é por um bom motivo, estava ocupada com bolos e bem casados... tomara que as encomendas continuem crescendo! heheh
Então, hoje eu vou falar de uma sobremesa que faz parte da minha infância, lembro desde que,desde que... bom, desde que eu tenho memória. O nome ao certo eu não sei, a minha vó materna, a vó Dóris disse que acha que é algo tipo "montanha russa, creme russo"...algo russo.. :) hehe E que foi servido no casamento dela. Procurei na net e achei diversas variações, com muuitas frutas ou só com ameixas e bananas. A que eu aprendi só leva ameixas em calda, um creme aveludado e suspiro pra arrematar. Sim, é doce, é muito doce, mas também é boa, é muito boa.
Pra mim tem uma carga emocional imensa, quase como o purê, mas eu não consigo comer muito, faço mais pra agradar o pai... ;)


A receita que eu vou passar é como eu a faço hoje, é de família, mas com algumas adaptações que cada um vai fazendo ao longo dos anos, colocando o toque pessoal.

Creme
500 ml de leite
100 g de açúcar
40 g de amido de milho
3 gemas de ovos peneiradas
1/4 de fava de baunilha ou extrato de baunilha
1/2 caixinha de creme de leite

Leve o leite com metade do açúcar e a fava de baunilha ao fogo. Enquanto isso bata as gemas com metade do açúcar até um creme claro, junte o amido, mexa bem e reserve. Quando o leite estiver quente, coloque um pouquinho na gemada, mexendo bem, em seguida coloque essa mistura no leite e volte ao fogo, mexendo sempre até que engrosse. Ao fim, retire a fava e acrescente o creme. Se usar o extrato a hora de colocar é essa, ao fim, um colher de café.

Ameixas em calda
300 g de ameixas secas
200g de açúcar
250 ml de água

Levar para ferver em fogo médio até que se forme uma caldinha fina

Suspiro
3 claras
1 xícara de açúcar
Misturar bem e levar ao fogo baixo mexendo até que fique morno, até dissolver o açúcar e cuidando para não cozinhar as claras. Pode ser feito em banho maria.
Bater em batedeira até esfriar.

Montagem
Numa travessa, colocar o creme, as ameixas e o suspiro, ou deixar as ameixas por último. Levar para gelar pelo menos duas horas.


Essa versão com o creme feito com açúcar fica menos doce, mas aqui em casa o pai prefere o tradicional que a minha avó paterna (a vó Luíza) fazia, com leite condensado em vez do açúcar. Aí dissolve o amido no leite e leva ao fogo até engrossar, no fim mistura o creme de leite.

Dica
Se usar a fava de baunilha, retira do creme, lava, seca um pouquinho e coloca no pote de açúcar. Vai aromatizar o açúcar e você não desperdiça a favinha, que é tão cara... ;)

Um comentário: